quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CALÇA JEANS - (Parte 2)

História do Jeans...

A história do jeans não pode ser contada sem mencionarmos o nome de Levi Strauss. Existem muitos mitos e lendas acerca desse assunto, mas o que passaremos a contar muito provavelmente aconteceu de fato.


Pelos idos de 1853, Levi Strauss (que trabalhava no comércio de seus irmãos mais velhos em New York – um atacado de tecidos, roupas e outros produtos) empreendeu uma viagem para o oeste dos EUA, mais precisamente para San Francisco, no estado da Califórnia. A princípio, a ideia era estabelecer uma filial da empresa atacadista dos irmãos. Mas o jovem Levi acabou abrindo sua própria empresa. Era época da corrida do ouro e o oeste americano estava fervendo de garimpeiros ávidos por pepitas do valioso metal.

Junto com os garimpeiros e a riqueza que saia do solo surgiram muitas oportunidades. Um dos itens mais procurados nos locais de garimpo era as lonas, utilizadas para diversos fins, entre os quais a elaboração de tendas (barracas) e cobertura para carroças. Devido à sua grande resistência, havia muita procura por esse tipo de tecido. Não obstante, o mercado se saturou: a prosperidade que acompanhava o ouro atraiu a atenção de outros tantos comerciantes e passado algum tempo, havia lonas demais à venda. Levi Strauss tinha agora uma enorme quantidade encalhada do produto.

Na mesma época, Strauss, que também vendia roupas, notou que as calças dos garimpeiros feitas com tecidos comuns logo se deterioravam e rasgavam, afinal o trabalho praticado era muito intenso. Foi aí que Levi teve a grande ideia: por que não usar a lona encalhada para confeccionar calças mais resistentes e duradouras? Eis que nascia aí o precursor dos atuais jeans.


As primeiras calças feitas com lona eram marrons e desconfortáveis. Strauss foi aprimorando sua ideia e buscou alternativas de tecidos: ele buscava uma solução que unisse a resistência da lona com mais maleabilidade e flexibilidade (para mais conforto). Após alguma pesquisa, descobriu uma alternativa excelente: o Denim. Como já contamos aqui, esse tecido era originário da cidade francesa de Nîmes. Mistura de seda com lã que mais parde passou a ser feito unicamente com algodão. Esse tecido (já de algodão) era usado para confeccionar os uniformes dos marinheiros da cidade italiana de Gênova. E aqui uma curiosidade: essas calças eram conhecidas como “genes” (relativo à Gênova), vocábulo que acabou por originar o termo Jeans.
Foi somente em 1872 que Levi foi contactado por um fabricante de celas e capas para cavalos de nome Jacob Davis que tinha uma nova e excelente ideia: reforçar os bolsos das calças de Brim com rebites de cobre, da mesma forma como eram reforçadas as rédeas para cavalos. Os rebites passaram então a ser uma das principais características dos Jeans de Levi Strauss, juntamente com a cor azul indigo (esta porém introduzida somente por volta de 1890).

De lá para cá o jeans ganhou status de peça moderna e versátil. Caiu no gosto de celebridades, de jovens, de pessoas do povo. Foi ganhando espaço até se tornar o que é hoje: a peça de roupa resistente e bonita mais democrática e acessível do mundo!


NOGUEIRA MODAS


AQUI VOCÊ PODE MAIS !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário